sábado, 29 de maio de 2010

A Informática integrada ao currículo escolar.

A Informática como integrante do currículo escolar tende a assumir um caráter multidisciplinar, sendo mais uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
O atual cenário educacional vem se reestruturando, e, muitas das mudanças estruturais são frutos da evolução tecnológica. Inicialmente, a introdução da Informática no currículo escolar foi muito questionada pelos profissionais de educação, porém atualmente, sua utilização enquanto ferramenta pedagógica é consensual, sendo questionada apenas a forma que a mesma é utilizada.
A tecnologia afeta o homem, no momento que transforma seu comportamento, isto porque a mesma altera os hábitos, modifica a construção do conhecimento, o processo de trabalho, ou seja, influencia em todos os setores da vida em sociedade, seja facilitando ou até mesmo substituindo ações antes exclusivas do ser humano.
Ao entrevistar profissionais de educação, é possível constatar que a defesa da Informática integrada ao currículo escolar está na utilização do computador como um instrumento de apoio ao ensino dos conteúdos, à busca pela aprendizagem, no compartilhar do saber, além do preparo do aluno para atuar numa sociedade informatizada, porém, a introdução da informática ocorreu de forma não sistematizada, apenas havia a presença dos laboratórios, sem integração do currículo. Somente após muito estudo, análise e reflexão, é que os profissionais de educação perceberam o potencial desta ferramenta na aprendizagem e começaram a vincular os conteúdos lecionados ao uso da Informática.
O mundo atual é tecnológico, sendo assim, a informática é uma de suas ferramentas principais. Como ignorá-la em sala de aula? Sua utilização oportuniza novos descobrimentos no processo pedagógico.

9 comentários:

  1. Juuuuuuuuuuu,

    gostei da forma que vc colocou a função social da informatica.

    Mas o melhor foi a parte QUEM SOU EU onde me senti incluída na última frase.

    Rumo ao Diploma!!

    Abçs!!
    Camila Bremide

    ResponderExcluir
  2. Concordo quando diz que os professores utilizam o computador como instrumento de apoio para lançar os conteúdos e que a introdução da informática não ocorreu de forma sistematizada.Ainda há várias lacunas a serem reparadas, pois não são todas as escolas que, apesar de estarem equipadas com os computadores, colocaram a informática realmente dentro seu currículo.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Jully, a Mylla disse tudo... qndo falou "o melhor foi a parte QUEM SOU EU onde me senti incluída na última frase, EU TB!!!!
    Muito interessante a sua notícia pois, como a Sandra comentou, "ainda há várias lacunas a serem reparadas, pois não são todas as escolas que, apesar de estarem equipadas com os computadores, colocaram a informática realmente dentro seu currículo". É verdade!!! Ainda bem que há professores como nós, interessados em fazer a diferença!
    Bjo e até sábado,
    Verônica

    ResponderExcluir
  4. Olá Jully!
    Seu recorte é muito importante para a formação de professores, pois o currículo oficial é uma amarra que imobiliza a luta por uma transformação da sociedade via Educação.
    Sendo assim, o professor e a professora progressista, consciente de sua importância como peça de transformação, tem na informática educacional uma ferramenta poderosa contra a segmentação que o currículo impõe às disciplinas, fazendo uma corrente de interdisciplinaridade que antes era menos eficaz.
    Parabéns!!!
    Um abraço, Eliane.

    ResponderExcluir
  5. Jullyane,
    não poderia ser diferente, o que nos apresenta em seu blog é o retrato de uma pessoa inteligente, interessada e capaz de fazer a diferença, logo, você!
    Parabéns.
    Flavia Tiziano.

    ResponderExcluir
  6. Jully: a informática é mesmo uma ótima ferramente interdisciplinar e atualmente presente na vida de qualque aluno. Isso é fato e, sendo assim, devemos nos curvar a sua funcionalidade e usá-la como aliada em nossa prática pedagógica.
    A própósito como faço parte de de sua vida, pelo que você disse no último parágrafo do perfil, visite meu blogo, por favor: scholaetinstructio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ju, saudações vascaínas.
    O fato de vivermos e convivermos com alunos "nativos da tecnologia" nos leva à repensarmos nossa maneira de trabalhar com eles. Concordo com você sobre a questão : Como não trabalhar com a informática?"
    Não podemos fugir, então devemos realmente nos comprometer a fazer um trabalho digno que contemple a curiosidade e formação de nossos alunos.
    Beijos
    Aguardo sua visita.
    Karla Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. Jullyane, a sua proposta é muito interesnte, o professor realmente tem que se comprometer com a educação e com a tecnologia, como disse a Karla.

    Um abraço, Joelma.

    ResponderExcluir
  9. Olá Jully Girl,

    O sentimento não pára!!! Saudações Cruzmaltinas!!!

    Ver a notícia que vc publicou me fez refletir sobre a real importância da informática como instrumento educacional e sua tardia integração ao currículo. Nos dias atuais percebemos o quão presente se faz tal instrumento, e os descobrimentos que sua utilização proporciona..

    bjs

    Ronald

    ResponderExcluir